Bem estarSaĂșde

BenefĂ­cios da aromaterapia de lavanda na ansiedade

Venenoise


Para falarmos sobre os benefĂ­cios da aromaterapia de lavanda, necessitamos compreender como ocorre a ansiedade em seus diversos aspectos.

Entendendo a ansiedade

A ansiedade é uma condição caracterizada por preocupaçÔes excessivas e, muitas vezes, incontrolåveis, que interferem no funcionamento biopsicossocial e afetam a capacidade de tomar decisÔes e adotar comportamentos. Essa emoção é experimentada por indivíduos em todo o mundo, independentemente de sexo, classe socioeconÎmica ou raça.

Neste contexto, a ansiedade tambĂ©m pode acarretar prejuĂ­zos na qualidade do sono. O sono Ă© um processo que harmoniza o repouso, a constĂąncia e saĂșde, auxiliando nos benefĂ­cios  da redução de estresse e ansiedade. Por outro lado, a insĂŽnia gera cansaço, fadiga, depressĂŁo e alteração cognitiva.

Terapias integrativas

Nos dias atuais, o uso de açÔes nĂŁo farmacolĂłgicas como a introdução de terapias integrativas (auriculoterapia,aromaterapia, tĂ©cnicas de relaxamento, acupuntura, acupressĂŁo, massagem) tĂȘm crescido no Brasil e no mundo pelo seu custo- benefĂ­cio, simplicidade de uso e principalmente pelo fĂĄcil acesso pelo Sistema Único de SaĂșde e quando fomento de forma particular nĂŁo ter um elevado custo e ainda trazendo baixos riscos orgĂąnicos. 

Aromaterapia

BenefĂ­cios da aromaterapia de lavanda
Aromatherapy, aroma oils, essential oils, dried flowers

Com isso, podemos destacar o uso da aromaterapia que sĂŁo Ăłleos aromĂĄticos incitando que ativam o sistema olfativo e permite a liberação de mediadores nervosos ao sistema lĂ­mbico e ao tĂĄlamo, o que leva Ă  liberação de endorfinas e serotonina. 

Destacando o óleo essencial no auxílio ao tratamento de ansiedade, podemos citar a lavanda, da família Labiatae conhecida como Lavandula angustifólia e Lavandula stoechas que é uma planta semilenhosa curta e que possui linalol, acetato de linalila, acetato de geranila, mirceno, 1,8-cineol e cùnfora e que tem elevado potenciais de segurança em relação à toxicidade, baixo custo, acesso fåcil e efeitos velozes.

O maior vilĂŁo: o açĂșcar!

Óleo Essencial de Lavanda

A aromaterapia com Ăłleo de lavanda abranda o estresse, promovendo o relaxamento muscular e apurando a qualidade do sono.  Entretanto, Ă© importante considerar que nĂŁo se pode usar o Ăłleo de lavanda sozinho no tratamento da ansiedade. Vale ressaltar que o Ăłleo de lavanda Ă© eficaz, acessĂ­vel e de baixo custo para melhorar o quadro clĂ­nico e atua como tratamento adjuvante e potencializador do sono profundo em diversas situaçÔes.

RecomendaçÔes

Dessa forma, compreendemos que a aromaterapia Ă© uma terapia complementar e integrativa que se caracteriza pela aplicação de Ăłleos essenciais para tratar sinais e sintomas associados ao desconforto e doenças, e indivĂ­duos saudĂĄveis podem usĂĄ-la. Por isso, torna-se necessĂĄrio a avaliação de um profissional especialista para alinhamento da melhor conduta terapĂȘutica e segura do indivĂ­duo. 

TrĂȘs Motivos para utilizar Ăłleo essencial de lavanda

Ivanise Freitas

Enfermeira em PrĂĄticas Integrativas e Complementares (PICS) Aromaterapia Auriculoterapia Ventosoterapia.

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button